segunda-feira, 12 de maio de 2008

CUIDANDO DOS´PÉS

No verão a pele dos pés fica mais ressecada sendo necessário muita hidratação. E é justamente no verão que os pés devem estar lindos, pois o uso de sandálias abertas é indispensável.Para protegê-los, além de um bom serviço de pedicure, algumas atitudes podem ajudar. Um dos principais pontos é não esquecer de aplicar protetor solar também nesta região que, geralmente, é esquecida.O uso de cremes hidratantes - que devolvem a umidade natural da pele - e de cremes esfoliantes - que ajudam a manter a pele macia - são alguns dos cuidados básicos a serem tomados.A escolha do sapato também pode evitar que os pés fiquem doloridos e inchados. Prefira os modelos quadrados, evitando sandálias com tiras apertadas e sapatos de bico fino, que prejudicam a circulação.Os saltos também devem ser evitados, mas caso isso não seja possível, opte pelos saltos plataforma, que forçam menos a curvatura dos pés.Caso precise usar tênis, não esqueça das meias; prefira as mais macias e de algodão, pois absorvem melhor a transpiração.

PROBLEMAS MAIS FREQUENTES NOS PÉS

FRIEIRA-Causada por um fungo é a mais comum das micoses. A melhor maneira de impedir a sua instalação entre os dedos é secar bem os pés após o banho, a piscina ou praia. Além disso, nunca fique descalço em banheiros públicos. A dica também vale para outros tipos de micose, como aquelas que provocam descamação.
UNHA ENCRAVADA-Para evitá-la corte a unha sempre reta, sem deixar pontas. Se o problema já estiver em fase avançada, existem técnicas usadas por podólogos (especialistas em pés) para fazer voltá-las à curvatura normal.
CHULÉ -Para eliminá-lo, algumas medidas simples são necessárias. Use meias de algodão, que absorvem a umidade. Não use o mesmo sapato por dias seguidos, cada vez que você calça eles ficam úmidos e assim não tem tempo para secar.
MICOSE DE UNHA -Às vezes, o atrito com o sapato pode descolar uma parte da unha, favorecendo a entrada de fungos muito resistentes. Por isso, evite retirar as pele nos cantos e sob a unha - o que pode soltá-las ainda mais.
JOANETE -Para cada homem, existem 20 mulheres com o problema. A culpa é dos modelos dos sapatos femininos, principalmente de bico muito fino. A única solução para o joanete é a cirurgia, mas ela só deve ser feita nos casos em que houver dor.
RECEITA CASEIRA PARA PÉS RESSECADOS
Pelo menos uma vez por semana é preciso esfoliar os pés para evitar ressecamento e rachaduras. Para isso você deve misturar 2 colheres (sopa) de mel com 4 colheres (sopa) de açúcar e massagear os pés antes do banho, depois enxugue-os bem e passe um creme hidratante.

ALGUMAS DOENÇAS DIAGNOSTICADAS PELAS UNHAS

DOENÇAS ALTERAÇÕES NAS UNHAS

ANEMIA
Quebradiças, secas, opacas, com vários sulcos, transversais, formato côncavos e deslocamento da carne na ponta dos dedos.
DOENÇAS CARDÍACAS
Curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeados.
DOENÇAS RENAIS
Apresenta engrossamento, coloração amareladas ou acinzentas, linhas verticais esbranquiçadas
DOENÇAS HEPÁTICAS
Unhas esbranquiçadas perto da raiz ou amareladas por inteiro, pode ocorrer arredondamento e aumento.
DOENÇAS DIGESTIVAS
Pontos hemorrágicos, unhas doloridas, frágeis e que se descolam ou descamam
DIABETE
Avermelhadas e com pequenas veias no dedo ao redor das unhas, engrossamento das unhas, micoses mais freqüentes e engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
HIPERTIREOIDISMO
Ocorre o afinamento e enfraquecimento das unhas; a unha ainda pode se deslocar e ficar abaulada.
HIPOTIREOIDISMO
Unhas opacas, engrossamento
LUPUS
Sangramento da cutícula, manchas brancas, depressão em forma de pontos e decolamento da parte que fica afastada da raiz (vasculite).
REUMATISMO
São amareladas, com linhas transversais e o círculo brancos da unha fica amarelada.
LEUCEMIA
Unhas quebradiças, engrossamento ou perda total das unhasAIDSInfecção das unhas por fungos ou bactérias, vírus, herpes e sarcoma de Kaposi.

SUBSTÂNCIA DEFICIENTE

ALTERAÇÕES NAS UNHAS

VITAMINA A
Aspecto de casca de ovo, enrrugada, esbranquiçada e quebradiça
VITAMINA B12
Linhas longitudinais escurecidas, cor azul enegrecida
VITAMINA C
Hemorragia em baixo da unha
VITAMINA B3
Linhas verticais esbranquiçadas e ausência de brilho
ZINCO
Coloração acinzentada, cutícula seca e grossa, descamação intensa ao redor das unhas, linhas transversais bem acentuadas.
O tratamento preventivo depende da habilidade do paciente ou de seu PODÓLOGO em cortar corretamente as unhas.
Alerta: Não cortem os cantos das unhas (lâmina ungueal), pois assim, estarão deformando e causando o encravamento das mesmas, sejam precavidos, procure um podólogo.
Powered By Blogger